terça-feira, 13 de abril de 2010

Solidão e minimalismo na premiada HQ Dogs and Water

Título: Dogs & Water
Autor: Anders Nilsen
Editora: Drawn & Quartely
Ano de Edição: 2007
96 páginas

Após algumas HQs lançadas e trabalhos publicados em várias coletâneas como Kramers Ergot e Mome, o americano Anders Nilsen recebeu o prêmio Ignatz em 2005, pela graphic novel Dogs & Water, que em 2007 foi relançada com algumas páginas a mais, em edição de capa dura.
Dogs & Water colocou Nilsen entre os melhores autores da nova geração de quadrinistas americanos, com seu estilo único, minimalista, belo e amargo. Nesta HQ vemos um jovem caminhando sozinho e sem rumo por uma estrada deserta. Não sabemos seu nome, seu destino e tampouco o motivo de sua jornada. Não sabemos em que época ou país ele se encontra. Carrega consigo uma mochila e um urso de pelúcia. Em seu caminho além de cães selvagens que se alimentam de cadáveres, encontra alguns seres humanos que parecem tão deslocados quanto ele próprio. Logo descobre que os cães selvagens podem ser melhor companhia que os seres humanos.
O branco domina as páginas, os traços dos desenhos são leves e simples, e todas as imagens transmitem uma pungente sensação de solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário