domingo, 22 de agosto de 2010

Melvin Monster 2, de John Stanley


Título: Melvin Monster 2
Autor: John Stanley
Editora: Drawn and Quarterly
Ano de Edição: 2010
112 páginas

John Stanley trabalhou com quadrinhos desde a década de 1930, mas apenas nos anos 1970, quando já havia abandonado a profissão, a genialidade de seu trabalho começaria a ser reconhecida. Escreveu e desenhou anonimamente diversos personagens criados por outros autores, como Little Lulu (Luluzinha), Mickey Mouse e Nancy.

A partir dos anos 1960 criou várias revistas e personagens para a editora Dell Comics. Uma dessas revistas seria Melvin Monster, uma HQ cômica sobre uma família de monstros, semelhante à Família Adams.

Melvin é um garoto de cabeça e orelhas pontudas, que para decepção de sua monstruosa família insiste em ser um bom menino. Há algo de perturbador no modo como o pai de Melvin antipatiza com o garoto, e em como sua mãe negligencia o filho, mas o lado sinistro da HQ é perfeitamente equilibrado pelo humor inteligente e pelos diálogos hilários.

As HQs do primeiro volume eram meio esquálidas. Serviram mais para apresentar os personagens e o local em que vivem. Este segundo volume reúne as edições 4 a 6 de Melvin Monster, publicadas em 1966 e 1967, e de qualidade bem superior.

Como fazia com outros personagens, Stanley cria situações que se repetem – Melvin tenta ser aceito na escola; seu jacaré de estimação tenta devorá-lo; sua amiguinha bruxa o mete em confusões – mas o desenvolvimento e conclusão das histórias são sempre engenhosos e surpreendentes.
Melvin Monster não tem a variedade de personagens que havia em Little Lulu. Os enredos são bem menos complexos, mas o humor é igualmente sofisticado. Os desenhos de Stanley são simples e objetivos.

As HQs reunidas na coletânea foram escaneadas das publicações originais. Até os defeitos das edições originais foram mantidos, dando a deliciosa sensação de que se está lendo um gibi dos anos 1960. A qualidade da impressão é ótima, em papel grosso e fosco. O belo design do livro foi feito pelo quadrinista Seth. Faltaram apenas as capas originais dos gibis e um texto introdutório sobre o autor e o personagem.