sábado, 30 de outubro de 2010

O Poderoso Thor, por Tony Millionaire

Em breve deve ser lançada a coletânea Strange Tales 2, com personagens da Marvel adaptados por autores de quadrinhos alternativos. Tony Millionaire contribuirá com uma HQ de Thor. Para o primeiro volume de Strange Tales, Millionaire havia criado uma bizarra, surreal e engraçadíssima aventuara do Homem de Ferro.





domingo, 24 de outubro de 2010

Mister I


Título: Mister I
Autor: Lewis Trondheim
Editora: : Nantier Beall Minoustchine Publishing
Ano de Edição: 2007
32 páginas

Seguindo a linha do ótimo Mister O, Mister I é um hilário exercício minimalista do quadrinista francês Lewis Trondheim.
.

Todas as 30 HQs do livro possuem um formato fixo: cada página apresenta uma única história, independente, composta por 60 quadrinhos. Todo o humor é visual, nenhuma palavra é utilizada. Mesmo com esses poucos recursos o autor consegue esboçar uma simpática personalidade para seu personagem principal.


 Mister I é um sujeito atrapalhado e sem dinheiro, que está sempre tentando roubar comida. Morre no final de quase todas as histórias.
Trondheim usa muito bem a repetição narrativa como elemento humorístico. A escatologia e violência também são usadas de modo engraçadíssimo.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ilustração: Samuel Rosa (Skank)


Pra revista MONET. Colagem com papel. Detalhes do rosto com caneta hidrocor.

DC Comics republica as últimas HQs do Spirit de Will Eisner


Autores: Will Eisner, Jules Feiffer

Editora: DC Comics

Ano de Edição: 2009

256 páginas

The Spirit Archives é uma série de coletâneas lançadas pela DC Comics que apresentam, em ordem cronológica, as HQs do famoso herói criado por Will Eisner em 1940.

O Volume 26 da série traz as poucas HQs do Spirit feitas por Eisner após o cancelamento da Spirit Section, o caderno de quadrinhos onde suas aventuras foram publicadas semanalmente até 5 de Outubro de 1952. No início dos anos 1950, Eisner já havia deixado praticamente todo o processo de criação dos quadrinhos do personagem nas mãos de seus assistentes.

A primeira HQ da coletânea é apenas um esboço de uma história que deveria ser publicada em 12 de Outubro de 1952, mas nunca foi terminada. Com texto e arte de Jules Feiffer, Flying Saucer (Outer Space), que também aparece no livro Quadrinhos e Arte Seqüencial, é divertida e mostra a competência de Feiffer, mas não está entre suas melhores obras.

Spirit só voltaria a ter uma nova HQ publicada em 1966, no periódico The New York Herald Tribune Sunday Magazine. Com roteiro e arte de Eisner, a HQ mostra Spirit contracenando com personagens reais- os candidatos de 1965 a prefeito de Nova Iorque.

O primeiro gibi a republicar os antigos quadrinhos do Spirit, foi lançado pela Harvey Comics em Outubro de 1966 e teve apenas duas edições. Para cada uma dessas edições, Eisner criou uma nova aventura de seu herói, mas nada muito memorável.

Em 1973 houve outra tentativa de republicar as clássicas aventuras do Spirit, agora pela editora Kitchen Sink Enterprises. Novamente foram apenas duas edições, para as quais Eisner concebeu algumas novas páginas de HQ sem muita relevância. Bem mais interessantes foram as capas criadas pelo artista, uma delas bem picante.


Após uma breve passagem pela editora Warren, The Spirit voltaria em 1977 para a Kitchen Sink, que relançaria, em ordem cronológica, todas as HQs do herói originalmente publicadas entre 1946 e 1952.
Nos anos 1980, seria publicada The Spirit Jam, uma HQ feita com a contribuição de cinqüenta artistas, entre os quais Milton Caniff, Harvey Kurtzman, Frank Miller, Bill Sienkiewiwicz e o próprio Will Eisner. Por mais incrível que pareça, das 36 páginas da HQ, apenas as três desenhadas por Eisner estão presentes na coletânea da DC, deixando uma lastimável lacuna.

Em 1984, Spirit apareceria em um gibi do personagem Cerebus, criado por Dave Sim. Nessa história, Eisner não participou do roteiro. Apenas desenhou seus personagens em algumas páginas.

Eisner só voltaria a fazer uma HQ do Spirit no século XXI - uma história cômica, publicada em 2005, no sexto número do gibi The Amazing Adventures of Kavalier & Clay. Spirit contracena com o Escapista, e em um diálogo breve, mas revelador, o papel dos heróis na sociedade é reduzido a “soluções instantâneas e finais felizes”. Obviamente Eisner há muito perdera o interesse por histórias de heróis. Desde a década de 1950 preferiu explorar as possibilidades dos quadrinhos educacionais, e, posteriormente, das novelas gráficas.


Por abranger um período em que Eisner já não mais se interessava por seu grande herói, The Spirit Archives Volume 26 decepciona como coletânea de quadrinhos. O trunfo do livro é reunir uma quantidade enorme de artes criadas por Eisner para as capas das reedições dos gibis do Spirit, além de reproduzir as pinturas e esboços feitos para The Spirit Portfólio, uma coleção rara, originalmente lançada nos anos 1970. Mas nem a ótima arte de Eisner justifica o preço do livro: US$59,99. Para que se tenha uma idéia do tamanho da facada, Strange Suspense – The Steve Ditko Archives, publicado pela Fantagraphics Books, com aproximadamente as mesmas dimensões e número de páginas, custa US$39,99.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010