terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sundays with Walt and Skeezix


Autor: Frank King
Editora: Sunday Press Books
Ano de Edição: 2007
96 páginas

Gasoline Alley, de Frank King, começou a ser publicada semanalmente em 1918, no jornal Chicago Tribune, em cartuns de um único quadro. Em 1919 evoluiu para tiras diárias, cujo tema principal era um grupo de amigos que passavam o tempo conversando sobre automóveis. Mas é em 1921 que tem início a fase mais interessante de Gasoline Alley, quando o solteirão Walt, um dos personagens principais, encontra um bebê abandonado na porta de sua casa, e após certa relutância decide criá-lo.

É provável que essa reviravolta no tema da história tenha sido um pedido de Joseph Peterson, um dos editores do Chicago Tribune. Peterson tinha ideais socialistas e populistas, e costumava encorajar os autores das tiras de seu jornal a criarem histórias sobre o cotidiano de pessoas comuns.




As tiras diárias mostravam os personagens em suas ponderações sobre os pequenos problemas e prazeres da vida. Nas páginas dominicais Frank King muitas vezes não conta histórias, mas mostra os personagens refletindo sobre diversos temas, como as mudanças de cores durante as estações do ano, as diversas formas de representação artística, etc. é justamente nessas edições dominicais, de página inteira, que King mostra todo seu talento, tanto no belíssimo uso das cores, como em algumas diagramações nas quais uma única vista panorâmica é dividida em vários quadrinhos. Outra característica de Gasoline Alley é que os personagens ficavam mais velhos no decorrer dos anos. Assim vemos Skeezix (a criança adotada por Walt) crescer, começar a falar e ganhar um irmão.





O livro Sundays with Walt and Skeezix apresenta uma seleção dessas páginas dominicais, nas cores originais e, pela primeira vez, no tamanho em que originalmente eram publicadas nos jornais (54 x 42 cm). Obra-prima dos quadrinhos, que tem influenciado vários autores contemporâneos, como Chris Ware, realmente merecia essa edição luxuosa, com capa dura e sobrecapa. Pena o preço ser tão salgado: $79,00 (na Amazon). Resta torcer para que algum dia seja lançada uma edição mais econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário