segunda-feira, 28 de junho de 2010

Poor Sailor, ótima HQ inspirada em conto de Guy de Maupassant


Título: Poor Sailor
Autor: Sammy Harkham
Editora: Gingko Press
Ano de Edição: 2005
120 páginas

Além de editar a prestigiada coletânea de quadrinhos Kramers Ergot, o norte-americano Sammy Harkham também é um talentoso autor de HQs. Poor Sailor, sua adaptação para os quadrinhos de um conto do escritor francês Guy de Maupassant, foi originalmente publicada na Kramers Ergot em 2003, e posteriormente lançada no formato de um pequeno livro de capa dura, em 2005.


Poor Sailor pode ser lida em poucos minutos, mas é uma leitura arrebatadora, um exemplo primoroso de como se adaptar uma obra literária para os quadrinhos. Thomas é o pobre marinheiro do título, que decide abandonar sua casa e sua esposa para viajar pelo mundo trabalhando em um navio. Harkham conta a estória com pouquíssimos diálogos. O que os personagens pensam e sentem é apenas sugerido nos desenhos, sem o uso de balões e recordatórios. Cada página contém só um quadrinho, o que permite que se admire a arte clara e simples, mas muito expressiva.

Apesar de ser um dos autores mais promissores da nova geração, Sammy Harkham tem poucos trabalhos publicados. Além de Poor Sailor, algumas obras curtas do autor podem ser vistas em coletâneas e em sua série de quadrinhos Crickets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário