quarta-feira, 9 de junho de 2010

Wilson, de Daniel Clowes


Título: Wilson
Autor: Daniel Clowes
Editora: Drawn and Quarterly
Ano de Edição: 2010
80 páginas

Daniel Clowes, um dos nomes mais importantes dos quadrinhos contemporâneos, autor de Ghost World, David Boring e Caricature, está dividindo a opinião de críticos e leitores norte-americanos com sua última criação. Seu novo livro é composto por setenta HQs de uma página que podem ser lidas separadamente, mas que juntas formam um retrato do personagem que dá nome à obra. Wilson é um sujeito arrogante, egoísta, solitário, que aborda desconhecidos com perguntas sobre suas vidas pessoais apenas para zombar das respostas.

Muitos reclamaram da pequena quantidade de páginas e do enredo simples e repetitivo, mas essas características foram planejadas pelo autor, que conscientemente frustra as expectativas dos leitores acostumados às narrativas tradicionais. Momentos que renderiam as cenas mais carregadas de emoção, como o encontro de Wilson com a filha ou sua prisão, simplesmente não são mostrados, ficam implícitos ou são apenas sugeridos. O personagem é apresentado de modo frio e distante, às vezes detestável, às vezes patético, mas ao mesmo tempo é impossível não se identificar um pouco com ele.
Wilson certamente decepcionará leitores desavisados e confundirá os críticos. Pode não ser a melhor obra de Clowes, mas é uma leitura instigante e um passo adiante nas experiências narrativas do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário