segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Sétimo Selo em Blu-Ray

Um cavaleiro medieval disputa um jogo de xadrez com a Morte, tendo ao fundo um céu de nuvens negras. A cena, uma das mais famosas da história do cinema, pertence ao filme O Sétimo Selo, dirigido pelo sueco Ingmar Bergman e lançado em 1957.

Max Von Sydow interpreta o cavaleiro Antonius Block, que retorna com seu escudeiro de uma Cruzada e encontra sua terra natal devastada pela peste. Quando a Morte, personificada pelo ator Bengt Ekerot, surge para levá-lo, Block propõe que disputem um jogo de xadrez. Se o cavaleiro vencer, continuará vivo; caso contrário ele e os que o acompanham serão levados pela Morte.

O roteiro do filme foi desenvolvido a partir de uma peça de teatro do próprio Bergman, chamada Trämalning (Pintura sobre Madeira). A cena do jogo de xadrez entre o cavaleiro e a morte foi inspirada em uma pintura do século XV feita pelo artista Albertus Pictor.

O Sétimo Selo foi o filme mais ousado e autoral feito por Bergman até então. Sua visão crítica da Igreja Católica pode ser vista tanto nas cenas em que uma garota é presa por membros da Inquisição e queimada em uma fogueira, quanto na passagem da procissão de fanáticos religiosos que se imolam, acreditando que assim evitariam a peste.

A obra de Bergman, que até então tinha grande influência do movimento neo-realista, passa a abordar com mais intensidade questões metafísicas. As inquietações existenciais do diretor são expressas pelo cavaleiro Block, que atormentado pela proximidade de seu fim, passa a se questionar sobre o sentido da vida e a existência de Deus. Como contraponto ao cavaleiro idealista, seu escudeiro é um homem prático, realista, que acredita que não há respostas para as questões existenciais de Block. O personagem do escudeiro representa uma possível resposta às questões do cavaleiro: é impossível saber se realmente existe um deus ou um sentido para a existência humana, então nos resta viver da melhor maneira possível, até que a morte finalmente vença o jogo. Mas a filosofia de um personagem nunca se sobrepõe a do outro, evitando assim uma resposta definitiva. O diretor teve a inteligência e sensibilidade de permitir que cada espectador busque sua própria resposta.

O clima sombrio do filme é entrecortado por algumas cenas cômicas e luminosas, geralmente protagonizadas por um grupo de teatro mambembe. Certamente Bergman aprendeu esse tipo de estrutura narrativa com as peças de Sheakspeare que dirigiu para o teatro, no início de sua carreira. A família de atores desse grupo mambembe atravessará as adversidades da vida, a escura floresta e a tempestade, e sobreviverá para que no filme haja um perfeito equilíbrio entre o horror da morte e a alegria da vida.

O roteiro foi depurado por Bergman até se tornar irretocável. Todas as cenas possuem um sentido, um motivo para estarem no filme; nada é supérfluo. Todos os personagens são importantes e bem construídos. A montagem e a fotografia são precisas e discretas.

Apesar de profundo e reflexivo, O Sétimo Selo é acessível ao grande público, possui cenas antológicas e é considerado um dos maiores clássicos do cinema mundial. Está sendo lançado em Blu-Ray pela Versátil Home Vídeo, trazendo entre os extras o ótimo documentário A Ilha de Bergman, sobre a vida e obra do artista.

Um comentário:

  1. Excelente filme!!! Gostei muito e tô querendo revê-lo, vale a pena!!!
    Um verdadeiro clássico!!

    ResponderExcluir